top of page
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
IMG_5318_edited.jpg
Benvindos
 

RITA MONTES

Rita, Artista Plástica

Porque estamos gratos?

Screenshot_20200403-185902~2.png

Estudo Artes Visuais e o que mais gosto é de fazer um pouco de tudo. 

Resumo

Esta Componente Escrita é uma análise sobre a Memória Descritiva e Justificativa de uma apresentação do portefólio, inserindo-se no meu "modus operandi" enquanto artista.

O texto considera em profundidade os três tópicos seguintes: a descrição de cada “parte” inserida na composição, a contextualização do mesmo no resultado determinado e a clarificação visual e a reflexão pessoal sobre este trabalho. A descrição é feita com base nas séries de trabalho, estudo e pesquisa sobre as pistas pictóricas e a harmonia para o pretendido. Dando mais foco a esta última série de pesquisa, pois foi aquela que resultou de um período mais longo de investigação, durante todo o meu caminho artístico.

A análise centra-se sobre as minhas conclusões subjacentes ao trabalho assim como na exploração plástica que desenvolvi no contexto da arte, a saber: 1- problemáticas de identidade e de exploração plástica ; 2- as relações entre a fragmentação e desfragmentação; 3- processo de procura/exposição contínua da combinação visual a nível da cor, padrão e textura; 4- exploração de outras soluções técnicas/plásticas.

Palavras-chave: (des)fragmentação, pintura, escultura, cor, padrão, textura.

Imagem 2.jpg

introdução

As razões que motivam este trabalho sobre esta apresentação para a presente componente no contexto artístico em estudo. O meu trabalho é um trabalho de pesquisa em que uso o meu próprio e corpo e a mente como ferramentas. No meu trabalho, o meu corpo é uma ferramenta em constante movimento; uso o meu corpo como um modelo descritivo, mas com o propósito de exploração das problemáticas que movem o meu fazer; como instrumento de investigação, uma investigação que muitas vezes se traduz em experimentação – passando de um experimentar para o outro –, que por sua vez se transpõe para algo a que chamo, um pensar com o corpo. Através desta aprendizagem, ocorre nas primeiras séries de trabalho que desenvolvi no contexto mais aprofundado, debruçando sobre as características que eu própria escolhi. Digo tratar-se de um trabalho de pesquisa contínua, pois a partir desse momento, enriqueço a minha memória cultural/visual através da arte que faz mudar a cultura e a arte do nosso país, para passar a trabalhar com mais intensidade numa próxima vez. Trata-se de um processo de descoberta e de exploração, uma organização algo intuitiva para posteriormente tomar um lugar de pesquisa onde experimento identidades que não tenho como minhas. No que respeita à concretização material da exploração, é importante mencionar que, apesar das dificuldades que presenciei ao encontrar a melhor harmonia para as obras em série, consegui pesquisar informação importante para o esperado. Das séries de trabalho desenvolvidas, estas composições serão aquelas em que mais rapidamente se verificarão quando este site tiver o trabalho representado.

exerc.2_.jpg

#ARTE

Untitled-11.jpg
Untitled-8.jpg
204767475_477808496646859_46384031604037
Untitled-14.jpg
Untitled-10.jpg
Papercut.jpg
1-1.jpg
bottom of page